Por que meu CPF está bloqueado? Como evitar?

Saiba onde consultar a situação do seu CPF e o que fazer para regularizá-lo.
Matheus Amaral

Matheus Amaral

Publicado em: 30/09/2021

Ao investir no mercado de renda variável (ações, fundos imobiliários e etc.),a carteira de investimentos criada passa a fazer parte do patrimônio do investidor pessoa física. Como a carteira de investimentos é um componente do patrimônio, a Receita Federal do Brasil passa a se interessar por isso. 

Para a Receita Federal do Brasil, não importa se você comprou uma ação da VALE3 (Vale S.A.), WEGE3 (WEG S.A.), BBAS3 (Banco do Brasil S.A.) ou 20 mil ações, se adquiriu, você tem o dever de trazê-las para sua Declaração Anual de Ajuste do Imposto de Renda. Ao fazer sua Declaração Anual de Ajuste do Imposto de Renda, é necessário indicar no campo ‘’Bens e Direitos’’ a posição de sua carteira acionária em 31/12 do ano anterior, bem como os proventos recebidos ao longo do ano. Caso você não cumpra esse dever, seu CPF poderá ser bloqueado. Isso é uma forma encontrada pela Receita Federal do Brasil para poder te comunicar ‘’educadamente’’ que sua situação está inadequada, irregular. O nome técnico para isso é ‘’CPF pendente de regularização’’, popularmente conhecido no mercado como ‘’CPF bloqueado’’.

Será que meu CPF foi bloqueado?

Você deve estar se perguntando: ‘’Como saber se meu CPF está bloqueado? Como consigo verificar minha situação?’’

Para que você possa verificar o status do seu CPF, basta acessar o seguinte link:

Verifique o status do seu CPF

O que acontece quando você deixa de pagar sua conta de energia, sua conta de água ou, por exemplo, a mensalidade do seu curso? A resposta é simples: o serviço é cortado, não é mesmo?

Ter o CPF bloqueado é uma verdadeira dor de cabeça. Com o CPF bloqueado, a pessoa não consegue financiar ativos fixos, comprar parcelado, tomar empréstimos, abrir contas, fazer transferências financeiras, solicitar passaporte, participar de concursos públicos, receber aposentadoria e etc.

Como evitar?

Você não quer passar por isso, não é mesmo? Para que isso não ocorra, basta que você cumpra seu dever, isto é, faça sua declaração anual e pague as DARFs à medida que você vende com lucro fora do limite de isenção.

Caso você esteja com seu CPF bloqueado, o que fazer para solucionar esse problema?

Para retirar do status ‘’CPF pendente de regularização’’ é necessário calcular tudo de forma retroativa, isto é, desde sua primeira movimentação. Informe tudo na sua declaração, ou seja, sua posição acionária, seus proventos, suas vendas e ganhos.

Em questão de dias a Receita libera o CPF e reverte para o status de situação regular.

Em resumo, ter o CPF bloqueado quer dizer que há pendências no Imposto de Renda relacionadas à declaração enviada para a Receita Federal. O jeito de sair dessa é fazer o que é certo, mas de forma retroativa, isto é, entregar sua declaração de períodos passados apresentando corretamente seus investimentos, pois eles fazem parte do seu patrimônio e evolução patrimonial.


© 2021 Felix na Bolsa