Que horas abre a B3?

A bolsa de valores, como boa parte do comércio, também possui horários de funcionamento. O investidor que pretende comprar ativos ou vender na bolsa precisa ficar ciente dos horários para não perder boas oportunidades.
Oliver Imhof

Oliver Imhof

Publicado em: 19/02/2022

Se você tem dúvidas com relação aos horários de negociação da bolsa de valores, acompanhe o nosso artigo e conheça melhor os horários de funcionamento da bolsa.

Horários de funcionamento

O mercado de ações, aquele onde os investidores compram e vendem ações,
fundos imobiliários ETF e demais ativos
do mercado a vista tem horário de
funcionamento das 10 horas da manhã até às 17:55 da tarde.

Porém, a bolsa de valores possui outros períodos e outros mercados que possuem horários diferentes. Sendo assim, para conhecer melhor que horas abre a B3, o investidor precisa conhecer os períodos de funcionamento.

Pré-Abertura

Na pré-abertura, os investidores têm a oportunidade de fazer os primeiros lançamentos de ordens. Com os lançamentos das ordens, os valores de negociação dos ativos são definidos para iniciar o dia na bolsa.

Vale destacar que na Pré-Abertura também ocorre o cancelamento de ordens que ficaram em aberto referente ao dia anterior. O horário da Pré-Abertura confere das 9:45 da manhã até as 10 horas da manhã.

Período de negociações

Depois da pré-abertura, os investidores poderão negociar os seus ativos
tranquilamente até às 17:55 da tarde.

O período de negociações ocorre entre as 10 horas da manhã e se estende até às 17:55 da tarde. Não há paradas para as negociações durante esse período.

Call de fechamento

Quando o período de negociações se encerra, a bolsa ainda não terminou. Ainda existe o período de Call de fechamento.

O Call de fechamento vai das 17:55 até as 18:00 horas, sendo um período bem curto. Normalmente no Call de fechamento há uma intensificação das negociações de alguns ativos e todas as operações são encerradas e executadas nesse curto espaço de tempo.

Vale destacar que não são todos os ativos que podem ser negociados durante o Call de fechamento.

Outros períodos

Como a bolsa de valores trabalha com vários tipos de ativos, existem horários especiais para alguns segmentos da bolsa, como os ETF de renda fixa e as opções, por exemplo.

No caso dos ETF de renda fixa, os horários se estendem até o after market, onde as negociações são encerradas às 18:45.

Já no segmento de opções o fim das negociações chega a ser as 19:00 horas  quando se trata do exercício das opções de ações, Units e ETF.

Porque conhecer os horários da bolsa?

Muitos investidores que negociam na bolsa de valores possuem trabalhos ou outras atividades durante o horário comercial.

Isso pode prejudicar o momento certo de operar na bolsa. Por exemplo; um Day Trader dificilmente conseguirá exercer uma função em uma empresa e ainda sim, operar na bolsa de valores todos os dias.

Essa dificuldade existe exatamente porque há um conflito nos horários de funcionamento da bolsa e da atividade do profissional

Agora se o investidor pretende colocar em prática uma estratégia de longo prazo, visando à compra e permanecia em diversos ativos de bolsa, então as coisas se tornam mais fáceis, uma vez que o investidor pode traçar sua estratégia e suas análises após o horário comercial e dedicar um espaço curto de tempo para executar as suas ordens ao longo do dia.

Bolsa não funciona em feriados e finais de semana

Em dias de feriados e nos finais de semana a bolsa de valores não funciona. Como a B3 está sediada em São Paulo capital, os feriados referentes à capital paulista acabam afetando o mercado e todos aqueles que operam através dele.

Isso acontece porque em feriados da capital paulista a B3 não abre e por consequência os investidores do Brasil inteiro e do mundo que operam na B3 não
terão acesso ao mercado.

Por exemplo, no aniversário de São Paulo (dia 25 de janeiro) e no dia da consciência negra, dia 20 de novembro, a bolsa de valores não abre. Sendo que
esses dias normalmente são comemorados somente na capital paulista.

Circuit Breaker

A bolsa também possui alguns mecanismos que podem ser acionados em determinados momentos, principalmente quando o mercado está muito volátil e
oscilações bruscas estão acontecendo.

Quando o mercado está em queda e ações começam a registrar perdas substanciais acontece o Circuit Breaker.

O Circuit Breaker é um mecanismo que a bolsa possui para pausar as operações quando o Ibovespa (o seu principal índice) registra queda equivalente ou superior a 10%.

Durante um período as negociações são paradas e depois retomadas. Caso as negociações voltem e o mercado continue em queda, outros Circuit Breakers podem ser acionados.

O Circuit Breaker é uma ferramenta que existe para gerar mais estabilidade e segurança aos investidores e a todo o mercado. Portanto, caso haja uma grande oscilação na bolsa, onde o Ibovespa esteja registrando forte depreciação, fique atento, um provável Circuit Breaker pode acontecer.

Conclusão

A bolsa de valores possui seus horários e períodos de negociação. A B3 funciona cinco dias por semana e não funciona em feriados e finais de semana.

Feriados relacionados à capital paulista são comemorados pela B3 também e, portanto, são datas que a bolsa não abre.

A bolsa possui mecanismos de segurança que podem suspender as negociações por um período de tempo. O Circuit Breaker quando acontece, suspende por um período as negociações. O mecanismo tem por objetivo gerar mais estabilidade ao mercado.

Para aqueles que procuram colocar em práticas estratégias de Day Trade em seus investimentos, veja bem os horários de funcionamento na bolsa. Dependendo da situação, os horários podem ser conflitantes com outras atividades.

Investimentos que visam o longo prazo com estratégia de Value Investing é Buy and Hold são as mais interessantes e não dependem tanto de ficar muito tempo no mercado. 


Este conteúdo faz parte da missão da Felix na Bolsa de facilitar a vida dos investidores. Clique aqui para conhecer a nossa plataforma.

© 2022 Felix na Bolsa