O aumento de investidores em BDR

Os BDRs são uma das várias opções de investimentos disponíveis na bolsa de valores. Nos últimos anos, a bolsa registrou aumento de investidores em BDR.
Oliver Imhof

Oliver Imhof

Publicado em: 11/06/2022

Para aqueles que procuram diversificar os investimentos, com alternativas de origem estrangeira, os BDRs são uma das melhores opções.

Similar às ações, os BDRs podem oferecer ganhos por meio de sua valorização e através das distribuições.

Se você está curioso para conhecer mais sobre os BDRs e porque tal investimento está crescendo no Brasil, acompanhe o nosso artigo.

Aumento de 1.414%

Segundo pesquisa divulgada no site Valor Investe, de setembro de 2020 a setembro de 2021, houve um aumento de 1.414% em investidores de BDR no Brasil.

Sem dúvidas, é um aumento relevante. Uma das causas que pode ter influenciado o elevado aumento de investidores está baseada em algumas mudanças que ocorreram nas negociações de BDR.

Como por exemplo, a permissão para qualquer investidor comprar BDRs. Antes, somente investidores qualificados podiam negociar o ativo.

Ou seja, somente investidores com patrimônio equivalente ou superior a um milhão de reais, podiam negociar BDRs.

Com a liberação, o investimento está mais fácil de ser acessado, fato que gerou mais liquidez ao mercado.

Mesmo com um aumento de tamanha magnitude, até o momento, existem aproximadamente 5 milhões de CPFs investindo na bolsa de valores.

Quantidade que é pequena. No Brasil, há mais de 200 milhões de pessoas, sendo que os 5 milhões representam uma fração pequena de pessoas, apenas 2,5%. Portanto, é provável que o mercado de BDRs ainda vá crescer muito no Brasil.

Por que investir em BDR?

A bolsa de valores nacional, nos últimos anos, vem andando de lado. Antes da pandemia, o Ibovespa estava se valorizando bastante.

Com a pandemia as coisas derreteram, mas depois, até houve uma recuperação. Mas logo tudo despencou e agora a bolsa está andando de lado.

Em resumo, do início de 2020 até agora, o Ibovespa registrou desvalorização de aproximadamente 9%.

O S&P 500, por outro lado, vem registrando valorização de 24,20% no mesmo período. Considerando uma consistência mais interessante, investir em ativos negociados nos Estados Unidos parece ser uma boa ideia.

Assim, investir em BDR de ações norte-americanos pode ser uma ótima forma de diversificar o patrimônio.

Por exemplo: há diversas empresas que vêm registrando grande valorização do início de 2020 até agora. Empresas como as de tecnologia, vêm registrando esses ganhos:

Além da possível valorização dos BDRs, os recibos também distribuem lucros. Os lucros que as empresas distribuem, também são pagos aos detentores dos BDRs.

Assim, o investidor que está à procura de novas fontes de renda, tem nos BDRs uma ótima alternativa.

Outra vantagem de investir em BDR está na dolarização do ativo. Como estamos tratando de empresas que estão ligadas ao exterior, muitas delas são dos Estados Unidos.

A grande valorização das ações norte-americanas vistas aqui no Brasil pode ser atribuída, em parte, à valorização do dólar.

Com a alta das ações e do dólar, tais BDRs registravam valorização acima daquilo que foi visto nos Estados Unidos.

Por exemplo: O BDR do Google no Brasil registrou ganhos de 102%, enquanto a ação nos Estados Unidos registrou ganhos de 68,92%.

Já a Microsoft registrou ganhos de 66,93% nos Estados Unidos, e aqui de 101%. Essa diferença acontece devido à valorização do dólar frente ao real. No mesmo período, o dólar valorizou em 20,65%.

Cuidados com os BDRs

Não são só vantagens que cercam os BDRs, existem alguns cuidados que o investidor deverá ter na hora de investir.

Como estamos tratando de um ativo de renda variável, os BDRs vão flutuar bastante dentro da bolsa.

Diferente das ações negociadas na B3, os BDRs sofrem grande influência do dólar. Em 2022, muitos BDRs vêm caindo devido à própria queda do dólar.

Mesmo que a ação esteja em alta nos Estados Unidos, ou com uma queda menor, no Brasil o resultado pode estar sendo bem diferente.

Por exemplo: MSFT (Microsoft) nos Estados Unidos está caindo pouco mais de 24% em 2022, já MSFT34 está derretendo em mais de 33%.

O Google está caindo pouco mais de 23% nos Estados Unidos, enquanto no Brasil o BDR vem registrando queda de 32%.

Essas diferenças entre a cotação da ação nos Estados Unidos e do BDR no Brasil é influenciado pela variação do dólar, que em 2022, vem sendo favorável ao real.

Outro ponto de cuidado do investidor está relacionado à análise prévia do investimento. Mesmo que os BDRs sejam de ações de empresas norte-americanas, que por vezes são muito boas, todo cuidado é pouco.

Ainda sim, existem empresas que são boas, mas podem estar enfrentando problemas e não vão gerar o resultado positivo esperado pelo investidor.

Por exemplo: a Meta (Facebook) do início de janeiro de 2022 até o momento vem performando abaixo das demais empresas de tecnologias citadas. Os ganhos de FBOK34 são de 3,27%.

Por fim, o último cuidado está relacionado à tributação dos BDR. Como são investimentos que vêm do exterior, os dividendos são tributados também.

Os lucros com as vendas dos BDRs também devem ser tributados, de forma semelhante ao que acontece com o mercado de ações. Para mais detalhes, o investidor pode conferir um artigo específico sobre a tributação de BDR.

Conclusão

O aumento de investidores em BDRs é ótimo para o mercado. Com mais pessoas negociando os BDRs, o mercado terá mais liquidez. Assim, o investidor pode investir mais recursos e diversificar em mais BDRs, sem grandes problemas, caso seja necessário liquidar alguma posição.

Lógico, é sempre bom avaliar antes se o BDR em questão está com boa liquidez. Mas, com o aumento de investidores, a liquidez sem dúvidas terá uma melhora considerável.

Investir em BDR também é uma ótima opção para aqueles que procuram diversificar a carteira. Manter investimentos em ativos de origem estrangeira, é interessante, assim o investidor não estará dependente, somente, do mercado nacional, além de ter ativos que estarão sob influência de outra moeda, o dólar.

Como estamos tratando é um investimento de renda variável, todo cuidado é pouco. Os BDRs podem ser mais voláteis do que as ações, devido à influência do dólar.

A tributação é outro aspecto que deve ser avaliado antes de investir. Lembrando que é sempre bom analisar bem a empresa na qual você pretende investir. Uma análise prévia é essencial, porque nem todas os BDRs conseguem performar bem.


Este conteúdo faz parte da missão da Felix na Bolsa de facilitar a vida dos investidores. Clique aqui para conhecer a nossa plataforma.

© 2022 Felix na Bolsa