O que são Trading Bots?

Já pensou em deixar suas operações dentro da bolsa de valores, ou no mercado de criptomoedas a mercê de um robô? Não? Então você precisa conhecer essa ferramenta. O que são Tradings Bots?
Oliver Imhof

Oliver Imhof

Publicado em: 14/05/2022

Já faz um bom tempo que o mercado de renda variável convive com os robôs
investidores, ou Trading Bots, que nada mais são do que robôs programados para
fazer operações na bolsa.

Da mesma forma como acontece com os investidores de “pele e osso”, que utilizam estratégias de análise técnica para guias suas operações de curto prazo, ou o Day Trade, os Tradings Bots se utilizam dos algoritmos para identificar movimentos do mercado e assim conduzir operações de compra e venda.

Como funciona o Trading Bots?

Por se tratar de sistema de certa complexidade, os Trading Bots são oferecidos por empresas especializadas em configurar e providenciar “atualizações” periódicas. Assim, o robô se mantém funcional e o investidor terá um sistema com boa performance.

Vale destacar que os robôs que operam na bolsa ainda precisam de pessoas
fazendo o acompanhamento deles no mercado.

Como se tratam de robôs que vão operar seguindo algoritmos, muitas vezes o mercado pode acabar performando de forma que o robô se “engane”, gerando
alguns erros na operação.

Assim, diferente do que muitos pensam, os robôs precisam de acompanhamento, mesmo que eles tenham certa autonomia em fazer operações no mercado financeiro.

Vantagens dos Tradings Bots

Operar Day Trade requer bastante controle emocional. Além disso, o investidor precisa desenvolver uma boa estratégia e gestão de risco.

Ao combinar todas essas características, o Trader, terá mais probabilidades de alcançar o sucesso em seus investimentos.

O Trading Bots vem para agregar ainda mais nas operações, trazendo mais performance, estabilidade e qualidade.

Em determinadas operações dentro da bolsa de valores, o investidor precisa ser rápido. Identificar a entrada e preparar a compra e a saída. Toda movimentação dentro do home broker precisa ser rápida e precisa.

Por vezes, um investidor que é mais lento, ou possui um sistema devagar, pode acabar comprometendo uma operação lucrativa.

Assim, os Trading Bots vem para ajudar na agilidade e precisão da operação. Como a estratégia já está desenhada nos algoritmos que o robô vai conduzir todo processo de investimento se torna mais prático.

Quando a oportunidade surgir nos gráficos, o robô já estará capturando a mesma e desenvolvendo a operação.

Outro detalhe, por se tratar de robôs que são desenvolvidos por empresas de tecnologia especializadas, a manutenção e eventuais acertos podem ser feitos
pela mesma empresa.

Por isso, fica por conta do Trader, realizar alguns pequenos ajustes e colocar o robô para operar. A parte mais complexa do processo fica por conta da empresa.

Querendo ou não, a assistência fornecida vai colaborar ainda mais para o
desenvolvimento do investidor dentro do mercado financeiro.

Outra vantagem do Trading Bot está relacionado a praticidade do robô. Para operar o robô dentro do mercado, o investidor precisará ter o mínimo de conhecimento para fazer alguns ajustes, mas no fim, é praticamente “ligar” o mesmo que as operações já darão início.

Desvantagens do Trading Bots

Toda essa tecnologia pode ser encarada como uma das desvantagens do robô. Se fosse simples, qualquer um desenvolvia o algoritmo e programava o mesmo.

Devido a complexidade dos Trading Bots, os investidores precisarão manter contato dos criadores do robô para eventuais atualizações e até trocas.

Hoje, no mercado financeiro, existem diversos estudos e análises técnicas para diferentes cenários encontrados nos mercados diariamente.

Como há grande diversidade, o investidor precisa ficar atento à performance do robô. Inserir muitas análises e padrões dentro de um Trading Bots, é difícil e por vezes será necessário trocar o robô para fomentar uma nova operação.

Outra desvantagem está relacionada a automatização do robô. Muitos
investidores pensam que o Trading Bot vai conduzir todas as operações de forma
totalmente automatizada, sem que haja ajustes ou manuseio de uma pessoa por
trás.

Isso não é verdade, sempre será preciso ter uma pessoa por perto para ajustar eventuais cenários dentro do mercado.

Por exemplo, se acontecer um "circuit breaker”? Em uma eventual parada da bolsa, os ativos podem voltar com um grande “gap” entre os preços, confundido os robôs e até “enganando” os mesmos com relação aos preços de saída ou compra.

Esse tipo de situação deve ser considerado porque os algoritmos nem sempre vão conseguir capturar todos os eventos passíveis de ocorrer.

Por fim, não podemos desconsiderar os custos envolvidos no Trading Bots. Como são  robôs programados, os sistemas possuem certo custo.

Antes de fazer a contratação, o investidor precisa conhecer bem o sistema e fazer o “custo benefício”.

Conclusão

Os investidores que fazem o Day Trade e operam muitas vezes ao dia vão enxergar no Trading Bots uma ótima ferramenta para ajudar no dia a dia.

Inclusive os traders que operam com valores elevados de recursos em operações rápidas, com o intuito de conseguir lucros em frações, vão encontrar no Trading Bots uma ótima solução para conseguir capturar oportunidades muito
rápidas, em frações de segundos.

Em resumo, os Trending Bots conseguem colocar em prática uma operação em
fração de segundos, muito mais rápido do que uma pessoa.

Sendo assim, muitas operações que são extremamente rápidas, poderão ser bem executadas por meio dos Trading Bots.

Vale destacar que não é só na bolsa de valores que os robôs têm sua função, mas no mercado de criptomoedas também,

Existem muitas criptos, como é o caso do próprio Bitcoin, que conta com centenas de milhares de negócios diários. Com isso, os Trading Bots também podem ser utilizados em tais mercados

Como o mercado de criptomoedas é mais volátil, os Trading Bots podem ter uma função ainda mais interessante, na hora de colocar em prática as estratégias.


Este conteúdo faz parte da missão da Felix na Bolsa de facilitar a vida dos investidores. Clique aqui para conhecer a nossa plataforma.

© 2022 Felix na Bolsa