O que são Fiagro?

Ao investir em um Fiagro, o investidor estará comprando a cota de um fundo que investe na cadeia produtiva do agronegócio.
O que são Fiagro?
Oliver Imhof

Oliver Imhof

Publicado em: 14/02/2023

Os Fiagro são uma classe de ativos que nasceu em outubro de 2021. Ao investir em um Fiagro, o investidor estará comprando a cota de um fundo que investe na cadeia produtiva do agronegócio.

Comparado a outros ativos, os Fiagro’s muito se assemelham aos fundos imobiliários, uma vez que tais fundos também são negociados em bolsa e distribuem rendimentos mensais.

Se você busca conhecer mais sobre os Fiagro e suas vantagens, acompanhe.

Como funcionam os Fiagro?

Como os Fiagro’s são baseados nas mesmas regras dos fundos imobiliários, há muitas semelhanças entre o Fiagro e os FIIs.

Porém, o foco dos Fiagro’s é o agronegócio. Portanto, o objetivo do Fiagro é investir em produtos do segmento do agronegócio e rentabilizar seus cotistas com os rendimentos oriundos de tais investimentos.

Observando que as cotas dos Fiagro são negociadas em bolsa, o bom desempenho do fundo também pode influenciar em uma maior procura na bolsa e consequente valorização das cotas.

Semelhante aos FIIs, praticamente todos os Fiagro’s fazem pagamentos mensais de rendimentos, sendo que tais distribuições também são isentas de imposto de renda, gerando um retorno ainda mais interessante aos seus cotistas.

Se antes, somente os grandes investidores tinham acesso e a oportunidade de investir no agronegócio, agora, com os Fiagro, mais investidores poderão entrar em tal mercado e se beneficiar de um dos segmentos econômicos do Brasil, mais interessantes e lucrativos.

Quais são os tipos de Fiagro?

Parecido aos fundos imobiliários, os Fiagro contam com algumas variações, como:

Fiagro-FIDC

Os Fiagro FIDC, ou Fiagro de fundo de direitos creditórios, financiam as operações e adiantam recebíveis ao setor do agronegócio.

Similar ao que acontece com demais empresas dos mais diferentes segmentos, os FIDC são fundos que adiantam parte dos recebíveis em troca de taxas para remunerar o capital.

Como o setor do agronegócio convive com prazos distantes entre o investimento na nova safra e o recebimento das vendas, os FIDC por vezes são necessários.

Fiagro-FII

Os Fiagro de fundos de investimento imobiliários investem diretamente em propriedades do agronegócio.

O investimento pode ser feito diretamente em imóveis do setor ou através da compra de cotas de outros Fiagro’s, títulos como os CRA (Certificado de Recebíveis do Agronegócio) e LCA (Letra de Crédito do Agronegócio), entre outros ativos.

Fiagro-FIP

A participação em empresas do agronegócio também é uma alternativa de investimento dentro dos Fiagro’s.

Por meio dos Friago-FIP, os recursos levantados são aportados na empresa e investidos em sua operação. A remuneração do capital vem dos resultados obtidos pela empresa investida.

Vantagens do Fiagro

Investir em um dos setores mais importantes do Brasil, como o agronegócio, por si só, já representa uma grande vantagem do Fiagro.

Excluindo os Fiagro, não há muitas alternativas de investimento no agronegócio. Há algumas empresas com ações na bolsa, como é o caso da Brasil Agro e da SLC Agrícola.

Já na renda fixa há os CRA e LCA, porém, os CRA costumam ter liquidez baixa e não são tão acessíveis (com relação ao valor), ultrapassando os R$ 1 mil cada certificado, já as LCA nem sempre estão disponíveis para aquisição.

Assim, os Fiagro acabam se tornando uma opção mais atraente e acessível aos investidores, principalmente aos pequenos que não possuem grandes recursos para investir e buscam diversificar a carteira.

Os rendimentos pagos mensalmente também influenciam na atratividade do investimento. Por exemplo, hoje existem Fiagro que vem rendendo mais de 1% ao mês de rendimentos, como é o caso de:

  • DCRA11 vem gerando um yield de 15,34%;
  • KNCA11 vem gerando yield de 14,97%;
  • XPCA vem gerando yield de 16,63%.

Com esses ganhos, os Fiagros aparecem como uma ótima alternativa para a construção de renda.

Tributação do Fiagro

A tributação sobre os Fiagro é bem similar aos fundos imobiliários. Ao vender cotas de Fiagro com lucro, o cotista terá que recolher imposto de renda sobre os ganhos, utilizando alíquota de 20%.

Não há diferenças nas alíquotas de operações de Day Trade e Swing Trade. Com relação às distribuições, não há tributação a fazer, os pagamentos são isentos.

Já na declaração de imposto de renda pessoa física, o investidor terá que lançar as cotas em bens e direitos, dentro do grupo “07 – Fundos” e código “02 – Fundos de Investimento nas Cadeias Produtivas Agroindustriais (Fiagro)”.

Na ficha será necessário preencher diversas informações sobre o ativo, como o CNPJ do Fiagro, valor investido e na descrição, é importante trazer detalhes do ativo, como a quantidade, valor investido e demais.

Além de lançar as distribuições na aba de Rendimentos Isentos e Não Tributáveis, dentro do grupo: 26 – Outros.

Vale destacar que os rendimentos que não foram pagos terão que ser lançados na aba de bens e direitos, dentro do grupo: 99 – Outros bens e direitos.

Os ganhos com as vendas terão que ser lançados na aba de Renda Variável, dentro da ficha: Operações em FII ou Fiagro.

Como a ficha é dividida por meses, o contribuinte terá que lançar os ganhos seguindo os períodos, inclusive as perdas.

Se o contribuinte terminar o ano com perdas, é possível utilizá-las para compensar futuros ganhos.

Conclusão

Os Fiagro’s são bem semelhantes aos fundos imobiliários, inclusive na questão dos rendimentos.

Hoje o mercado de Fiagro’s ainda não é tão relevante quanto o de FIIs, mas tem tudo para ganhar tamanho e mais investidores.

Observando a rentabilidade de alguns Fiagro’s, é possível identificar boas rentabilidades, até superiores aos dos FIIs.

Dos Fiagro’s levantados no artigo, a rentabilidade deles supera 1% ao mês, lembrando que os rendimentos são isentos de IR.

Como o agronegócio é um segmento econômico de destaque no Brasil, há muito mercado a ser explorado ainda.

Para investir em cotas de Fiagro’s, basta o investidor ter uma conta junto a uma corretora. Há Fiagro’s sendo negociados abaixo de R$ 10,00, portanto, o mercado é bem acessível.

Por fim, a tributação do Fiagro é bem similar ao de FII, sendo basicamente a mesma tributação.


Este conteúdo faz parte da missão da Felix na Bolsa de facilitar a vida dos investidores. Clique aqui para conhecer a nossa plataforma.

© 2024 Felix na Bolsa